Enter your keyword

post

BRITE 2020

BRITE 2020

O BRITE 2020 – Brazilians Innovating on the Teaching of English é um programa de aperfeiçoamento de professores de Inglês em atividade em escolas públicas do Estado da Bahia oferecido pela ACBEU – Associação Cultural Brasil Estados Unidos, em cooperação com a Embaixada Americana.

O “BRITE” tem como objetivo fortalecer o ensino da língua inglesa nas escolas públicas do Estado da Bahia por meio de um curso onde os professores dessas escolas revisam e aprendem sobre tópicos como a nova BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e como ela se relaciona com o Ensino Comunicativo de Línguas e a Aprendizagem do Século XXI, princípios metodológicos essenciais, incluindo desenvolvimento de currículo, planejamento de aulas, o trabalho com grandes grupos em sala de aula e o trabalho com grupos heterogêneos, e novas tecnologias educacionais, nas quais se insere o projeto “Maker”. Além disso, esses professores aprenderão sobre o ensino de inglês com foco nas habilidades linguísticas e terão a oportunidade de compartilhar esse conhecimento com seus colegas nas escolas públicas onde trabalham no final do período de aproximadamente um ano. Essas bolsas de estudo incluem o curso na unidade da ACBEU Pituba e todo o material necessário às aulas.

O programa é dividido em três partes, com uma carga horária de 50 horas de instrução presencial, além de 25 horas online.

A primeira parte do curso consiste em uma aula de abertura, além de 20 horas de aulas presenciais que acontecerão aos sábados no período de 7 de março à 18 de abril, das 8h às 12h30, com um intervalo de 30 minutos, a ser definido pelo professor.

A segunda parte do curso é híbrida, consistindo em 25 horas de aulas online e 15 horas presenciais distribuídas ao longo de um sábado por mês das 8h às 11h30, com 30 minutos de intervalo, a ser definido pelo professor, a partir de 16 de maio até 17 de outubro de 2020.

A parte final do curso consiste em um encontro de 2 dias, totalizando 15 horas em que os professores-estudantes, além de avaliarem a sua participação durante o curso, terão a oportunidade de realizar um seminário a fim de compartilharem suas aprendizagens com outros colegas de escolas públicas, funcionando como multiplicadores nos seus contextos de ensino.

INSCRIÇÕES PARA PRÉ-SELEÇÃO: 31/01 a 17/02

1ª. Etapa: Inscrição e apresentação de documentação.
Pré-seleção de 70 candidatos,
com base na avaliação dos documentos apresentados.

2ª. Fase: Teste de nivelamento oral e entrevista.
Os candidatos pré-selecionados participarão da 2ª fase que consiste no teste de nivelamento oral e entrevista. Será realizado pela ACBEU no dia 29/02/2020, visando a selecionar os 30 professores cursistas.

Pré-requisitos:

Para se inscrever e participar da seleção para este curso, o profissional precisa preencher os seguintes pré-requisitos:

  • Estar atuando como professor de inglês em escolas públicas do Estado da Bahia;
  • Ter nível de proficiência intermediário de inglês, testado pela ACBEU;
  • Ter disponibilidade para o cumprimento de no mínimo 80% de frequência ao curso

Duração do curso: 07/03/2020 a 14/11/2020.

As aulas presenciais acontecerão em sábados pré-definidos no turno matutino na unidade ACBEU Pituba, na Rua Pernambuco, 586.

As aulas presenciais estão planejadas para acontecerem nos dias:

 

 

 

 

 

 

 

Este curso será oferecido em outras cidades brasileiras, em parceria com centros binacionais locais. Ao final deste programa, os 10 melhores alunos de todas as turmas de Brite no Brasil que mais se destacarem, terão a oportunidade de participar de um Simpósio com duração de três dias, com datas a serem definidas, intitulado BRITE Ideas Symposium. Neste evento os participantes trabalharão com a metodologia de Design Thinking para conceberem um programa educacional que poderá ser implementado nas suas cidades, quando retornarem.

Confira a lista de selecionados na 1ª etapa: