Enter your keyword

CULTURAL

CONHEÇA A GALERIA DE ARTE DO ACBEU

A Galeria ACBEU nasceu em 1975, e é considerada um dos mais prestigiados espaços para exibição de artes visuais no Norte-Nordeste do País. Ao longo destes anos, através de exposições e atividades culturais, a Galeria ACBEU tem expressado a filosofia da Instituição que a mantém, que é fomentar e difundir a cultura, proporcionando espaço, apoio, organização e divulgação a artistas de vários estilos e tendências artísticas, jovens ou já conceituados no meio artístico, de variadas naturalidades e nacionalidades e de diversas técnicas.

A programação da Galeria é realizada anualmente através de livre concorrência e com ampla divulgação, o que acentua a democratização do acesso ao espaço e à possibilidade de obtenção de pauta. A seleção das propostas e dos artistas que irão compor a programação é feita com rigor e de forma criteriosa, objetivando a escolha das mais expressivas e criativas e daquelas que utilizam linguagens artísticas mais atuais, favorecendo a diversidade da sua programação e refletindo as várias tendências artísticas, desde as propostas mais provocativas de arte contemporânea (expressadas, muitas vezes, em instalações, vídeos, performances, objetos, arte digital e fotografias manipuladas digitalmente), às técnicas convencionais (desenho, gravura, escultura, pintura e fotografia).

Mesmo que muitos artistas se utilizem destas técnicas, ditas convencionais, mencionadas (em contraposição aos inúmeros recursos matéricos disponíveis atualmente e à crescente popularização de meios de expressão, como instalações e vídeos), os trabalhos feitos nestas técnicas resguardam, de igual maneira, o valor estético como único parâmetro de qualidade e, justamente por isso, é que também possuem acolhida na Galeria.

Para garantir a democratização deste espaço de exposições, as propostas inscritas são selecionadas por uma comissão formada por membros da ACBEU e convidados: artistas plásticos, críticos de arte, dirigentes de instituições culturais, professores de arte, jornalistas e apreciadores d arte.
Isso garante à ACBEU transparência, idoneidade e a confirmação de estar trilhando o caminho correto, sempre norteado pelo respeito aos artistas, aos fruidores de arte e ao público freqüentador da sua Galeria.

A Galeria fica aberta a visitação de segunda a sexta, das 14h às 20h , e aos sábados, das 9h às 13h.

Galeria ACBEU
Av. Sete de Setembro, 1883, Corredor da Vitória
40.080-002 Salvador – BA
Tel: (71) 3483-1291

A Galeria Acbeu abre as inscrições para o Edital de Seleção de Pautas 2018 no dia 29 de setembro, seguindo até 31 de outubro. A novidade este ano é que as inscrições serão feitas exclusivamente através de formulário eletrônico. Os interessados deverão preencher e enviar o formulário, que estará disponível no link https://goo.gl/forms/o0jOdxBgpirZEvVA2

. A proposta deve apresentar, obrigatoriamente, uma atividade complementar à exposição – vista guiada, workshop, conversa com artista e/ou curador, entre outras – e deve incluir até, no máximo, cinco imagens das obras que serão expostas e/ou esboço do que será realizado.

Clique aqui para conferir o Edital.

A Galeria disponibilizará as pautas para exposições individuais e coletivas, com duração de três a quatro semanas. Podem concorrer nesta seleção artistas brasileiros e estrangeiros de diferentes tendências artísticas, nas seguintes modalidades: desenhos, pinturas, gravuras (litogravuras, xilogravuras, serigrafia, gravura em metal), monotipia, técnicas mistas, fotografia, escultura, instalação (videoinstalação, áudio-instalacão), grafitti, cerâmica, objetos, design gráfico (ilustração, humor gráfico e quadrinhos). Todos os projetos devem ter classificação “Livre”, para todos os públicos.

As propostas serão avaliadas por uma comissão de seleção composta por especialistas na área cultural, escolhidos pela Acbeu, que seguirão os seguintes critérios para a avaliação: criatividade, inovação e singularidade; estímulo à diversidade cultural; diálogos interculturais; planejamento e exequibilidade do projeto; qualidade técnica e artística; compromisso com processos educativos; adequação ao espaço físico disponível.

COMPARTILHE

Seleção de Pauta 2018

FALE CONOSCO!

Envie sua mensagem com sua dúvida, crítica ou sugestão para um dos nossos departamentos. Se tiver um elogio a gente também gosta!! 😉 Preencha os campos com os seus dados para podermos te dar retorno e prometemos responder rapidinho!

FALE CONOSCO