Enter your keyword

post

UNESCO | World Press Freedom Day 2021

UNESCO | World Press Freedom Day 2021

O dia 3 de maio atua como um lembrete aos governos sobre a necessidade de respeitar seu compromisso com a liberdade de imprensa e também é um dia de reflexão entre os profissionais da mídia sobre questões de liberdade de imprensa e ética profissional. Tão importante quanto, o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa é um dia de apoio à mídia que é alvo de restrição ou abolição da liberdade de imprensa. É também um dia de lembrança para os jornalistas que perderam a vida na sequência de uma história.

Mais

Todos os anos, 3 de maio é uma data que celebra os princípios fundamentais da liberdade de imprensa, para avaliar a liberdade de imprensa em todo o mundo, para defender os meios de comunicação de atentados à sua independência e para prestar homenagem aos jornalistas que perderam a vida no exercício da sua profissão. O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 1993 após uma recomendação adotada na vigésima sexta sessão da Conferência Geral da UNESCO em 1991. Esta, por sua vez, foi uma resposta a um apelo de jornalistas africanos que em 1991 produziram a histórica Declaração de Windhoek(o link é externo) sobre o pluralismo e a independência dos meios de comunicação.

No centro do mandato da UNESCO está a liberdade de imprensa e de expressão. A UNESCO acredita que essas liberdades permitem o entendimento mútuo para construir uma paz sustentável.

Serve como uma ocasião para informar os cidadãos sobre as violações da liberdade de imprensa – um lembrete de que em dezenas de países ao redor do mundo, as publicações são censuradas, multadas, suspensas e fechadas, enquanto jornalistas, editores e editores são perseguidos, atacados, detidos e até assassinado.

É uma data para incentivar e desenvolver iniciativas em favor da liberdade de imprensa e para avaliar o estado da liberdade de imprensa em todo o mundo.

DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA 2021

O tema do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa deste ano “Informação como bem público” serve como um apelo para afirmar a importância de valorizar a informação como um bem público e explorar o que pode ser feito na produção, distribuição e recepção de conteúdo para fortalecer o jornalismo, e para promover a transparência e a capacitação, sem deixar ninguém para trás. O tema é de relevância urgente para todos os países do mundo. Ele reconhece as mudanças no sistema de comunicação que estão impactando nossa saúde, nossos direitos humanos, democracias e desenvolvimento sustentável.

Para sublinhar a importância das informações em nosso ambiente de mídia online, o WPFD 2021 destacará três tópicos principais:

  • Etapas para garantir a viabilidade econômica da mídia noticiosa;
  • Mecanismos para garantir a transparência das empresas de Internet;
  • Capacidades aprimoradas de alfabetização midiática e informacional (AMI) que permitem às pessoas reconhecer e valorizar, bem como defender e exigir, o jornalismo como uma parte vital da informação como um bem público.

Leia mais na nota conceitual

Inglês | Francês | Espanhol | Árabe | Russo | chinês

 

Celebrações em todo o mundo

A UNESCO e seus parceiros organizarão celebrações em todo o mundo. Cadastre aqui o seu evento   para poder apresentá-lo em nosso mapa de celebrações.

CONFERÊNCIA GLOBAL DO DIA MUNDIAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA DE 2021

A Conferência Global de 2021 é sediada pela UNESCO e pelo Governo da Namíbia. Terá lugar de 29 de abril a 3 de maio em Windhoek. O evento será uma experiência física e digital combinando a participação virtual e presencial. Cadastre-se agora para fazer parte dos fóruns regionais, eventos paralelos, palestras, mostras artísticas, exibição de filmes e muito mais! Junte-se a líderes da mídia, ativistas, legisladores, especialistas em mídia e jurídicos, artistas e pesquisadores de todo o mundo.

A Conferência chamará a atenção urgente para a ameaça de extinção enfrentada pela mídia local em todo o mundo, uma crise agravada pela pandemia COVID-19. Apresentará ideias para enfrentar os desafios de nosso ambiente de mídia online, impulsionar por mais transparência das empresas de internet, fortalecer a segurança dos jornalistas e melhorar suas condições de trabalho. A Conferência também fará um apelo para apoiar a mídia independente e capacitar os cidadãos para enfrentar esses desafios.

 

30º aniversário da Declaração de Windhoek

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa teve suas origens em uma conferência da UNESCO em Windhoek em 1991. O evento terminou em 3 de maio com a adoção da Declaração de Windhoek para o Desenvolvimento de uma Imprensa Livre, Independente e Pluralística. Após 30 anos, a conexão histórica feita entre a liberdade de buscar, transmitir e receber informações e o bem público continua tão relevante quanto era na época de sua assinatura. As comemorações especiais do 30º aniversário estão planejadas para ocorrer durante a Conferência Internacional do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa.

 

Fóruns Regionais

Este ano, a Conferência está se conectando com as celebrações regionais do Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, hospedando seis Fóruns Regionais para enfocar os aspectos locais da liberdade de imprensa e explorar as tendências e desafios atuais. Os Fóruns se baseiam na série histórica de seminários regionais desencadeada pelo seminário de 1991 em Windhoek, que inspirou declarações regionais para promover uma imprensa livre, independente e pluralista, após seminários semelhantes realizados em Alma-Ata (1992), Santiago (1994), Sana’a (1996) e Sofia (1997).

 

Conferência Acadêmica e Redação Juvenil

A UNESCO e a Universidade da Namíbia (UNAM) são as anfitriãs da sexta edição da Conferência Acadêmica sobre Segurança de Jornalistas. A edição 2021 do Youth Newsroom é realizada em parceria com a Namibia University of Science and Technology. Os participantes cobrirão a conferência principalmente virtualmente e poderão assistir às palestras dos oradores convidados.

 

Fonte: https://en.unesco.org/commemorations/worldpressfreedomday

No Comments

Add your review

Your email address will not be published.